segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como criar um MMORPG

Acredito que muitos de vocês já pensaram "eu poderia criar um jogo melhor que esse!", "se eu criasse um jogo, sem dúvida nhenhuma seria incrível!", bom primeiro vamos construir e destruir alguns sonhos.


Ficção e Realidade, os dois lados da moeda


Ficção


A "ficção", é bastante comum as pessoas imaginarem que tudo é um mar de rosas, você pode criar o melhor jogo do mundo sozinho, sem nem ideia do que é Algoritmo ou sem sequer saber o que é um compilador, nesse caso você tem apenas duas opções, ou vive destinado ao fracasso, ou tenta aprender a programar de verdade. Se você acha que pode criar um jogo sem escutar o que eu disse, você está correto, mas o máximo que você vai chegar será utilizando makers nada profissionais:

- Rpg Maker
- Chaos Engine
- Eclipse

Aí está minha pequena contribuição para vocês boa sorte, mas agora, se você não se contenta com isso, e tem sede por conheciemento, aconselho que continue lendo esta postagem


Realidade


Nenhum jogo realmente "bom" já veio do Brasil, a qualidade do~s jogos do exterior não pode ser comparada com a nossa, 99,99% dos que tentaram falharam, e os 0,01% que conseguiram, não criaram um Runescape ou World of Warcraft, são jogos em sua maioria simples, do tipo que muitas pessoas achariam bobos, por isso mesmo não ache que você será o primeiro.

Se você ainda acha que pode criar um super-jogo sem muita dificuldade, então para de ler isso e vá para este aqui.


Iniciando um projeto


1º Passo - Programação

Você sabe programar? Caso saiba meu parabéns, porque eu não. Se não for um você tem duas opções, ou TENTAR aprender, ou contratar ($$$$) um.programador.

Caso você não queira gastar dinheiro, o que você provavelmente não quer, tenho certeza que você optará por aprender, meu conselhor é que você comece por lógica de programação e depois aprenda uma línguagem de programação como Java ou C/C++, um bom site para aprender a mexer com isso é o apostilando.com.

Em poucos anos você já terá experiência suficiente para criar um MMORG, minha dica é que você vá praticando através de jogos mais simples como:

  • Jogo da velha
  • Cobrinha
  • Jogos de corrida
  • Tiro ao alvo
  • Pac-Man
  • Jogos de plataforma
  • Jogos anteriores em versão Multiplayer
  • Plataforma 3D
  • Plataforma 3D em versão Multiplayer

2º Passo - Arte Gráfica

Os artistas gráficos podem ser divididos em dois, e obiviamente, são indispensáveis para qualquer jogo.

Spriters:

Não, eu não stou falando do refrigerante, podemos chamar os artistas 2D assim, são eles que desenham sprites de personagem, efeitos magicos, animações, itens, monstros, texturas...

Está mais que obvio que eles têm que possuir certos dons artísticos (que nunca será o meu caso), além de que precisam dorminar softwares gráficos (só pra saberem, dá sim pra fazer sprites no paint, eu mesmo fiz um, mas eu acredito sem impossível fazer uma animação com ele apenas). O ruim deles é que você tem que desenhar por pixel, ou sej, quadrados minúsculos, devagar e sempre, para saberem do que estou falando abram o paint e coloquem a lupa em 8x.

Para terem ideia do que eu estou falando vejam a imagem feita por mim, quadrado por quadrado atrávez dos paint.















Aposto que vocês amadores estão perguntando por que o mesmo boneco em posições diferentes? Pois, se você não sabia, é assim que se faz um animação 2D! Impressionante não? Eu demorei séculos só pra fazer isso aí, gráfico não é pra mim, por isso estou estudando programação.

Artistas 3D:

Não entendo muito de modelagem 3D, certa vez, tentei fazer algo que parecia uma galinha, não deu muito certo, e hum... bem... Não sei que troço era aquele que saiu, vai saber, mas, se você quiser fazer um MMORPG 3D de qualidade, um artista 3D é indispensável, é necessário anos de treinamente para o aprimoramento de suas técnicas, em um MMORPG é necessário muitos monstrons, NPCs, itens... Por isso tenho certeza que é necessário mais de um.

3º Passo - Áudio

Quem não adora chegar no chefão do jogo e começar a detonar ele em quanto ouvi uma super música de tirar o fôlego? Quem já teve que jogar um jogo sem áudio e percebeu que parecia totalmente sem vida? Bom, eu já! O áudio é uma parte indispensável para o jogo, e não pense que pode pegar a música de outras pessoas e colocar no seu projeto, isso é plágio! O máximo que você pode fazer é pegar efeitos sonoros de locais que distribuem eles grátis, mas cuidado!

O melhor é você ter compositores que trabalhem com o computador para fazer suas músicas, desse modo não precisará de um estúdio para gravar suas músicas.

4º Passo - Game Designe

A função de criar a história de um jogo cabe ao Game Designe, é simples, entretanto, não menos importânte, é necessário que esse pessoa tenha um básico de conhecimento sobre as outras funções, para entender mais o que é e o que não é possível, além do mais não queremos nenhum maluco querendo criar "tentando criando algo revolucionário e enchendo nosso saco".

5º Passo - Execução

Bom, não tem mistério, mas antes de executar tenha certeza de ter alguém que cuide da segurança e da rede, além do mais não queremos que ninguém saia hackeando nosso jogo por aí, lembre-se que tempo é dinheiro.

6º Passo - Propaganda

Não preciso falar muito disso, preciso? Se você quiser que o jogo ande precisará de pessoas que joguem ele, além do mais, o jogador é tudo e mais um pouco, então marketing é de extrema importância, e não é besteira!








Boa sorte a todos que sonham em criar um jogo como eu, estou tentando criar um jogo da cobrinha e da velha no momento, para mais informações é so continuar atento ao blog.

11 comentários:

  1. Valeu eu não vou contratar ninguém só eu.

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  2. eu so sei inventar armas,bonecos,roupas e monstros mas conheço uma galera q faz o resto valeu pelas dicas.

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  3. Cara seu post tá ótimo!, sem comentários.
    Eu comecei quando eu tinha 16 anos,
    terminei meu projeto com 31 anos
    Mas no máximo até
    20 anos com um projeto 3D
    Na época os games Em três dimensões
    Não eram muito comuns, Até que nasceu o
    PlayStation! gráficos melhores, eu me interessei
    e comecei a trabalhar no meu projeto, por isso falo
    para quem quiser fazer um mmorpg, comece cedo
    ou vai terminar seu projeto quando
    os carros estiverem voando
    Eu vou me inscrever no seu blog Só pelo motivo do post
    Antes só uma crítica no seu Post, Na realidade deve
    começar aprendo antes de ir logo fazendo games de cobrinha
    jogo da velha Etc etera , bom é isso
    o rpg maker Quando Chegou ao país Foi como uma revolução
    Todos usavam, onde você ia você achava um game nesse programinha
    Aconselho mesmo começar por algum desses, depois Entre e aprenda
    um pouco de client, Etc..
    Apo´s ter feito isso eu queria lhe dizer que suas dicas foram
    Uteis para um garotinho de 10 anos que quer começar com programação
    ao em vez de dar nas caras nesses programas
    Contratação sai muito caro então aconselho aprender na própria internet
    Depois as magicas e tudo mais, bom 20 anos num projeto não é tão fácil
    Muito estudo e muito mais, o dono do perfect world, demorou 3 anos num game 3d, hoje temos blender, unity 3d e entre outros
    Antes de tudo programação é o melhor começo:
    Lista a Seguir de como começar um MMO

    • Base
    • Aprender Programação
    • Aprender Usar o VB
    • Criar spells
    • Dll,
    • Criar Códigos Únicos
    • Menu, Botões entre outros
    • Mapas
    • Personagens
    • Pvp
    • Client
    • Agrupar numa pasta os MILHÕES de arquivos
    • Por ultimo o Game em executável
    • Disponibilizar para Download

    Eu ainda não conclui os meus Projetos,!

    E isso meu comentário Espero que não tenho Magoado ou Algo Parecido
    Aproveitem Dos Seus conhecimentos e Sonhos
    Boa Criação!

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  4. Vampire, obrigado pelo comentário, eu também acho que caso você queira criar um jogo você deva aprender logo programação, claro que não existe só isso, mas aqui no Brasil nossas empresas de jogos estão muito atrasadas, se eu puder incentivar, mesmo que pouco, eu adoraria ser capaz de fazer com que alguns jovens pudessem começar a aprender mais sobre o assunto e melhorar as nossas tecnologias no mundo dos games.

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  5. Meu nome é Guilherme,Tenho 8 anos comecei meu projeto hoje,vai ser só eu no projeto,eu to criando um mmorpg to criando site pra as propagandas e ainda tô no primeiro mapa,vou fazer os spirits depois

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  6. vlw pelos sites para fazer o maker eu to na primeiro coluna

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  7. ola meu nome e vinicius eu tenho 12anos eu i meus amigos nos estamos programando um jogo se vc puder postar um link para que eu possa baixar programas para fazer os graficos para gravar o som e etc.eu ficaria muito agradescido se vc quiser enviaro link pro meu facebook ou msn vou deixar meu e-mail aqui o meu e-mail e viny_silva_08@hotmail.com do msn e do facebook.

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  8. Tenho 15 anos e uma equipe de 175 amigos(20 programam em nivel c++
    ) (resto vou botar de visual ) dispostos a ajudar , procuro fazer apenas um simples mmo com base em runescape / tibia nao por lucro , mais por prazer , se alguem me apoiar ai hehe o jogo vai ser chamado Destiny inbound,
    mais virado para social que aventura , respondo que quizer dps aqui hehehehehe Thalexs Corp

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  9. alguem tem algum projrto? ´pra eu ver

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  10. Me ajudou muito, otimo post ^^

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  11. Ola Bom Dia. gostaria de você esta interessado num projeto megaman mmorpg online. pois estou fazendo o curso de play game. e tenho 3 projetos de mmorpg um deles e do megaman onde conta a historia toda do megaman. caso você se interessar. meu tim e 031-99258-5415 nao tenho whatssap. procuro pessoa seria para nos fazer um grande projeto que a capcom não conseguiu realizar. obrigado

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